quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Celeste Júlia - Avó Paterna

Celeste Júlia




Celeste Júlia nasceu ás 6horas do dia 17 de Janeiro de 1929, no lugar de Cavalinhos, filha de Júlia Amélia e Pedro Francisco.
Provinha de uma família muito humilde que sempre estivera aquém da família do seu cônjuge.
Casa como referido com Artur Teixeira, como quem teve 7 filhos, dos quais resistiram 6 sendo que um morrera á nascença.
Fora amada por todos, descrita como uma senhora afável, de bondade gratuita, de sentimento grosso...
Tenho vagas recordações da minha avó.. Lembro-me em especial do dia em que está sentado no sofá com ela, e me deu uma medalha com a inicial do meu nome.. Recordo-me também de ténues imagens das suas mãos com muitas rugas e eu puxava-as e na altura como não sabia o que eram rugas perguntava-lhe com muita ignorância "para que é isto avó?"... Lembro-me também dos dias em que a visitava, e da almoçada em que escondia a carteira e sempre que nos via, contribuía generosamente para o nosso Mealheiro de Criança. E por fim, lembro-me do dia em que foi levada para o hospital.. Dia que ficou gravado para sempre.. Não me deixaram ve-la... Estava no quarto com os meus pais e tios.. Os bombeiros já tinha chegado primeiro que eu... E eu como era muito criança não pode visita-la.. Como se pode constar pelas fotos era uma Senhora muito bem constituída devido ás doenças e tratamentos. A dada altura ela já não tinha mobilidade, e os seus últimos aniversários foram comemorados na cama, mas com toda, ou quase toda a família. Era, segundo dizem uma maravilhosa cozinheira, uma optima mulher, uma prendada mãe e uma carinhosa avó.. 
Aos 50anos
Ás 3 da manha, com uma vida atribulada por várias doenças, cessou a 6 de Março de 1999 no Hospital de Leiria. Tinha então 70 anos.




A minha avó Celeste no casamento do seu
filho Joaquim, em 1975


1 comentário:

  1. ... gostei das tuas memórias, puras memorias de um menino, que amava a avó simplesmente porque ama, porq é puro amar.
    Estou certo que ela está bem, e que está orgulhosa que seu neto guarde a sua memória de maneira tão doce e amorosa :) daquilo que sei, ela está feliz acredita, o seu sorriso mostra a explosão de alegria e as suas lágrimas de emoção dizem o quanto te amam *

    ResponderEliminar