quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Maria Júlia da C. - Avó Materna

Maria Júlia da Conceição




Maria Júlia da Conceição nasceu a 23 de Agosto de 1946. A sua infância foi marcada pela convivência com amigos e com uma "nova família".
Foi criada pela avó Júlia Maria e pelo segundo marido da mesma, Manuel Leal...
Teve uma infância e adolescência longe da família directa (pais e irmãos). Viam-se com muita regularidade mas passava o seu tempo ora na escola com os amigos, ora no campo com a avó... Em casa dos seus pais vivia-se um clima de violência e muito álcool, sendo essa a razão pela qual a minha avó Maria Júlia, não ter sido criada com os pais. Filha mais velha de Joaquim Ascenso e Maria da Conceição, foi aos olhos de muitos uma mulher de sorte na vida pois com os avós ela teve muito do que a maior parte das crianças na altura não tinha. Não faltava comida.. Era criada com os netos de Manuel Leal, como se fossem irmãos.. Ao falar com um desse netos de Manuel Leal descobri que a minha avó contava historias e anedotas, que era protectora dos mais novos e que andava sempre com lenga-lengas para contar. Enquanto jovem trabalhava e era dona de uma beleza invejável.
Casou em 1968 com Virgílio de Jesus Pedroso (meu avô) de quem teve 2 filhas. Anabela Pedroso e Margarida Pedroso.
Após 1 ano de casamento, ficou só. O seu marido partira para a Guerra Ultramarina de Moçambique em 1970.


Maria Júlia com a minha mãe em 1971
Entre postais, beijos e beijos de saudade, contavam-se inumeras fotos, as quais colocarei á medida que vou escrevendo.
Em 1972, enquanto o meu avô ainda estava ausente em Moçambique, Maria Júlia perdeu a mãe.. Assassinada. Uma história que mais à frente irei contar, com a verdade nua e crua e com todos os factos que me foram relatados.
Trabalhou como vidreira 38anos e agora encontra-se aposentada.





Maria Júlia, minha avó, tem hoje 64 anos. Caracterizo-a numa palavra: Lutadora.





2 comentários:

  1. Gostei muito do Blog, tive a ler e gostei da biografia resumida da tua avó, afinal isto até está bem elaborado, parece artigo de jornal ou um livro biografico, gostei muito.
    quem me dera ter estas fotos todas da minha familia :S

    E sim.. ele é António :P já confirmei

    Filipito ;)

    ResponderEliminar
  2. A intenção é estar legível e compreensível.

    Obrigado =)

    ResponderEliminar