domingo, 28 de novembro de 2010

Júlia Maria - Trisavó - Mãe de Maria da Conceição


Júlia Maria nasceu a 23 de Abril de 1897 em Ribeirão Preto, Brasil, filha de António de Souza Venceslau e Maria Emília de Jesus. Chegou a Portugal com 1 ano de idade.
Casa com Manuel Pedro em 1924, engravida e fica viúva em Setembro de 1925. O seu marido viajara para França, para cumprir o serviço militar. Após uma queda de cavalo, fica com febres altíssimas e dores horríveis, que o levaram á morte. A sua filha Maria da Conceição, nasceu em Novembro desse ano.
Apelidavam-na de Júlia Venceslaua devido ao nome de seu pai (A. Venceslau). Teve uma vida de sacrifício, trabalhava de sol a sol. 


A sua neta, Maria Júlia da Conceição, minha avó, relata:


" Era uma mulher de coragem, enfrentou o mundo com uma criança na mão, e com outra mão cheia de nada. Trabalhava sem parar, fazia de tudo o que podia para criar a sua pequena e única filha, e criava-a única e exclusivamente com o apoio das irmãs, que quando Júlia ía para feiras vender produtos hortícolas, ficavam com a criança."


A família do seu falecido marido, nunca contribuiu para as despesas, nunca quiz saber de Júlia ou da sua filha, estavam portanto abandonadas, só com o apoio das irmãs.
Conhece Manuel Leal entre 1923 e 1930 e em 1933 casam. 


Manuel Leal em 1934
Manuel Leal era também viúvo, tinha 3 filhas para criar e uma resma de dividas para pagar por conta de um café que dera para o torto, e ficara a dever um norme montante de dinheiro a fornecedores. Enquanto Manuel trabalhava, Júlia cultivava de tudo, e apanhava fruta a proprietários de grandes terrenos, para poder ajudar nas despesas e pagar as dividas do seu 2º marido. Com muito esforço e trabalho, conseguiram pagar todas as dividas e ainda comprar novas propriedades.


Sonhava em ter filhos com Manuel mas ficou novamente viúva em 1962. Com o dinheiro que juntara durante o casamento, faz uma nova casa para ela e para a neta, Maria Júlia da Conceição, e dá a casa - a parte que lhe recebeu em herança - onde vivera com Manuel Leal ás filhas dele.
Em 1972 perde a única filha que tinha. Agora vivia com a neta e seu marido. Mas nos anos 80, dá permissão para o assassino da filha passar um tempo em sua casa uma vez que estava muito doente.


Morre em Março de 1983.


Júlia Maria aos 84anos com uma
das suas bisnetas (Sónia Conde).
Esta é a sua ultima fotografia. Morreu dias depois.

4 comentários:

  1. tens um erro no final, é a viver com a neta e o genro, não? ... tb n deve ter tido uma vida nada facil, cheia de pequenas traiçoes do destino, perde o marido, perde a filha, perde o segundo marido, trabalhar tanto para ter estabilidade e acaba por ficar sozinha a cuidar da neta, destino traiçoeiro...

    ResponderEliminar
  2. Não. Quando digo que vive com a neta e o seu marido é o marido da neta.
    O marido da neta não é o genro. Depois é que digo que o genro tbm vai viver com ela. São coisas diferentes

    ResponderEliminar