sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Virgílio Pedroso - Avô Materno

Virgílio Pedroso


Virgílio de Jesus Pedroso nasceu em Maceira a 12 de Janeiro de 1948. Filho ilegítimo de José Matias e da sua cunhada Emília Maria.
José Matias e Emília Maria, meus bisavós, sempre se amaram, no entanto era um amor impossível pois o  pai do meu avô era casado, com a irmã da sua mãe. Tem de apelido Pedroso, pois o seu avô materno chamava-se Joaquim Pedroza. O meu avô Virgílio, contava com vários irmãos do casamento do pai, irmãos esses que eram seus primos direitos por parte da sua mãe. José Matias ficou viúvo em 1971 e passou a viver com Emília Maria. 
Como filho ilegítimo não foi reconhecido pelo pai até embarcar para a guerra (mesmo incluindo os seus documentos de Recenseamento Militar, o designam como filho de pai incógnito). 
Casou-se em 1968 com a minha avó Maria Júlia, tiveram 2 filhas como já tive oportunidade de relatar.




Em 1970 embarcou para Moçambique. De lá trás muitas histórias que á pouco tempo me relatou... Como era a vila onde estavam (Nangade), as pessoas, o que faziam os militares na Companhia dele, falou-me das tribos que habitavam contiguamente com os militares portugueses, aventuras de guerra etc...


Á chegada a Portugal, já lhe esperava uma filha de 3 anos, a minha mãe, que nunca se lembrava de ter visto o pai. Estabeleceu-se numa firma de industria vidreira onde permaneceu até á reforma em Dezembro de 2007.
Aos 60anos, foi vitimado por uma Acidente Vascular Cerebral que o afectou ao nível psicológico. Um homem que outrora tivera uma vida social activa, fora companheiro leal dos seus amigos, que estivera constantemente a viajar, viu-se sedentarizado e com pouca probabilidade de recuperação.








Hoje tem 63 anos.





2 comentários:

  1. cara chapada do namorado da Daniela, vcs nao serao da mesma familia? :P ahaha

    mas era um senhor muito bem parecido sim senhor,o meu avó teve a sorte de não ter sido destacado para angola, mas foi para frança muito tempo também em serviço militar, mas foi lá que o vicio do tabaco nasceu, infelizmnt acabou por lhe desgraçar a vida :/

    ResponderEliminar
  2. Porque não escreves sobre isso?

    Na ultima foto tem semelhanças com o Pedro tem xD Mas não é assim tão parecido.. xD

    ResponderEliminar