sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Maria da Silva - Bisavó - Mãe de Artur Teixeira

Manuel Teixeira e Maria da Silva, em 1969.
Esta fotografia foi revelada depois
 da morte de Maria da Silva
.
Maria da Silva




Ao primeiro dia do ano de 1906 nasceu Maria da Silva, filha de Maria da Silva e Manuel Pereira, em Cavalinhos. Era apelidada de Maria da Fonte do Rei, por residir numa minúscula aldeia com o mesmo nome, onde apenas existia a casa dela e uma nascente de água.


Foi mãe antes do casamento, em 1927.. Casou-se a 5 de Setembro de 1928 com Manuel Teixeira, na Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Luz, de Maceira pelas 12horas. Depois do casamento teve ainda 1 filho e 2 filhas... José Teixeira, Maria da Silva em 1930, e Gracinda da Silva Teixeira.


Sempre teve fraca saúde e morreu muito cedo com 63 anos de idade, permanecendo portanto no esquecimento de muitos, mas muito recordada pelos mais chegados.
O seu marido, Manuel, antes de ela morrer, mandou-lhe tirar várias fotografias, mas só esta me chegou.
Ele queria que a sua memoria prevalecesse.

No dia 10 de Novembro de 1969, Maria morreu vitima de uma febre reumática.

Nota: Por norma nesta região do país, e nesta época, era de banal as filhas terem o ultimo nome da mãe e os filhos o ultimo nome do pai. O que acontece varias vezes ao longo da minha Genealogia é, pais e filhos terem nomes iguais como é exemplo Maria da Silva (minha trisavó), Maria da Silva (minha bisavó) e Maria da Silva, sua filha.
É ainda comum as filhas terem como primeiro nome, o apelido da mãe. Ex: Celeste Júlia (minha avó), filha de Júlia Amélia (minha bisavó) e neta de Amélia de Jesus (minha trisavó)

Sem comentários:

Enviar um comentário